Mensagens sentidas

Tudo aquilo que fazemos com gosto e com amor, carinho e dedicação, fica sempre bem feito.

O bem mais precioso que podemos ter na vida, além da saúde, é o amor e a amizade. São coisas que dinheiro algum pode comprar.

A vida só vale a pena ser vivida junto de quem amamos e só faz sentido se pudermos aprender, crescer e evoluir sempre.

(Marta Alves)

sábado, 29 de setembro de 2012

Geleia de Marmelo


No seguimento da publicação anterior, aqui está a receita da geleia de marmelo:

- Cascas e Pevides do marmelo cozidas e respectiva água
- Água de cozer o marmelo
- Açúcar amarelo a gosto
- 1 pau de canela

Depois de lavar as cascas e as pevides do marmelo, colocar a cozer num tacho com água suficiente para cozê-las. Depois de cozidas e já frias, deve-se coá-las para aproveitar a água, colocá-las num pano limpo e liso (que não largue fios) e espremê-las bem dentro do pano, para se aproveitar o respectivo sumo das cascas e a goma das pevides.
Misturar todas as águas num único tacho, colocar o açúcar e o pau de canela e levar a ferver, mexendo sempre até começar a engrossar um pouco, mas não deixar caramelizar.
Para testar deve-se ir colocando uma colher do líquido fervente dentro de um prato e deixar arrefecer, para ver se engrossa. Quando engrossar depois de frio, já está bom e não é necessário ferver mais tempo.

Só como nota de fundo quero acrescentar que esta receita é uma tradição de família, que era feita sempre que se fazia marmelada, para aproveitar também as cascas e as pevides do marmelo.
Desde que eu era pequenina, que me lembro da minha mamã fazer a marmelada e a geleia (aliás, é uma das minhas memórias olfactivas e gustativas).
Agora , a minha mamã acedeu ao meu pedido e lá voltou a fazer :)

Fica com uma cor deliciosamente avermelhada :)
Humm...Nham, Nham...

8 comentários:

  1. Oi Marta, vim agradecer sua visitinha e conhecer seu blog, adorei seu cantinho, um amor, já estou seguindo! Um beijão pra ti, Cá.

    www.rosaacessorios.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela visita Carine,
      é sempre um prazer recebê-la neste pequeno cantinho. Sinta-se à vontade para entrar quando quiser :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Oh! gulosa, depois admira-te. Tanto açúcar. Pareces uma formiguinha. :)

    ResponderEliminar
  3. Gracias por visitarme, el membrillo me recuerda cuando de pequeña lo hacían en mi casa están buenísimos. Besos.http://mispuntosyotrascosas.blogspot.com.es

    ResponderEliminar
  4. Faço sempre marmelada, que me fica muito boa e gosto de fazer a geleia, sigo as receitas a preceito, mas não sei porquê a geleia fica-me, bonita de côr, fica o fundo o tacho a ver-se, mas depois fica-me grodda, mas muito escorregadia. Que posso fazer para não acontecer isso, pois fica tudo besuntado, como se fosse mel?.Se alguém me der uma dica eu agradeço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,
      segundo indicações da minha mãe, para que a geleia não fique tipo mel, deve-se deixar ferver mais tempo, para evaporar a água que está a mais, mas sem deixar chegar a caramelo.
      Demora um pouco, é preciso paciência e deve-se ir testando de vez em quando colocando um pouco num prato e deixar arrefecer, para ver se já engrossou.
      Espero ter ajudado a esclarecer a sua dúvida.
      Beijos

      Eliminar

Muito obrigado pela sua visita a este cantinho!
Sinta-se à vontade para deixar o seu comentário, por mais breve que seja, pois será sempre um incentivo para continuar este trabalho.
Espero que goste e que volte :)
Beijinhos,
Marta